sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CHUVEIRO: O GRANDE VILÃO ENERGÉTICO

Como reduzir o consumo do chuveiro elétrico?
Pesquisas indicam que o chuveiro é o eletrodoméstico responsável por um dos maiores consumos de energia elétrica em residências no Brasil.
Elencamos alguns aspectos que tornam esta realidade mais crítica:
- Para vivermos uma vida saudável, nosso organismo necessita de aproximadamente 2 litros de água por dia. Em um banho de 20 minutos, somos capazes de utilizar até 500 litros de água. Em tempos de escassez de energia elétrica e de água, esta informação nos traz muita preocupação, visto que o custo atribuído a estes produtos está se tornando cada vez maior.
- Muitas pessoas não fazem um uso racional do chuveiro. Buscando relaxar depois de um dia de trabalho, muitas acabam tomando um banho muito demorado. Porém, a maioria das pessoas não se dá conta do tempo real que está levando, e nem do custo que isto lhe trará nas contas de energia elétrica e água.
- Em muitas famílias, já existe por parte dos mais maduros uma conscientização da necessidade de diminuir o tempo do banho, porém esta intenção esbarra principalmente nos longos banhos das crianças e adolescentes, que os praticam na ausência dos pais.
- Os chuveiros mais populares só possuem três regulagens de temperatura: "Desligado", "Verão" e "Inverno". Sem opções, a maioria das pessoas acaba por mantê-lo sempre numa temperatura superior à necessária. Muitos especialistas e empresas do setor elétrico vêm indicando que as pessoas passem a utilizá-los sempre na estação 'verão', mas isto não ocorre na prática.
No gráfico acima, fornecido pela ELETROBRAS, Você pode perceber o impacto do chuveiro no consumo energético do Brasil e principalmente no horário de Ponta do sistema.

Um comentário:

Consultoria economica financeira disse...

Boa noite, estou procurando um produto que possa mandar as informações sobre meu banho para meu computador. Gostaria de ter um controle mais eficiente dos banhos aqui de casa. É possivel que seu equipamento mande as informações para um software?gostaria de conhecer melhor.
grato

Rodrigo - 7 Verde soluções
ro7verde@hotmail.com